Dicas de Atabaque

Tocar é transpirar amor

História

O professor percursionista Marcio Barravento (foto), ansiava transmitir seus conhecimentos de atabaque para um grande número de pessoas, pois acreditava ser esta a razão de sua existência: divulgar e perpetuar o amor pela percussão e cumpria esta tarefa ministrando o curso em sua residência. Houve uma grande repercussão do seu trabalho e o local tornou-se pequeno para tantos ideais.

Sua experiência de mais de quinze anos nas manifestações culturais de matriz africana, sobretudo a percussão afro e a ancestralidade em suas expressões na música foi crucial para a montagem de uma estrutura de ensino com uma filosofia totalmente construtiva, onde o aluno desde a primeira aula é estimulado a ser independente, a criar e não somente repetir um movimento. Com sua didática voltada para a conexão que o aluno tem com o instrumento; onde cada aluno tem sua individualidade e seu tempo de aprendizado respeitado e valorizado; busca transmitir conhecimento de uma linguagem musical universal unindo teoria e pratica percusiva em um programa gradativo do nível básico ao avançado.

Assim surgiu, Dicas de Atabaque – escola de percussão, dança e cultura afro, fundada em 1995, tendo sua nova sede inaugurada no dia 18 de dezembro de 2009 na Rua do Lazer, 159, em Pilares. É um espaço que prima à participação e expressão da cultura afro-descendente, através da inovação e renovação no trabalho com arte musical, cidadania e educação.

22/03/2011 - Posted by | Sem categorias

Sorry, the comment form is closed at this time.

%d bloggers like this: